
Foto de CTRL – A Meal Replacement na Unsplash
Independente de vc gostar de ir até à loja física ou preferir a comodidade da compra on-line, esses são alguns pontos p/ vc levar em consideração na hora de escolher o seu whey protein.
Mas antes de qualquer coisa é importante que vc esteja familiarizado com a forma de expressar a dose e com o próprio dosador que geralmente é utilizado.
Muito prazer, o scoop ou dosador! (caso vc seja um iniciante nesse mundo…).

Esta é a medida de referência padronizada como dose que usamos para orientar o uso desse suplemento (a da prescrição).
Sabe quando vc lê na frente da marca X que diz que oferece a quantidade y de proteína? Esse medidor é a referência… Calma que vai ficar mais claro p/ vc…
Fonte: arquivo pessoal (foto de dosador de whey protein).
E pode parecer chover no molhado, mas comece aprendendo a ler o rótulo…
Dá uma olhada nesse aqui…

Nesse exemplo, para que vc consiga, de fato, consumir 21g de proteína vc vai precisar usar sempre 2 dosadores / 2 scoops.
Fonte: foto da composição nutricional de uma marca de whey protein.
Outra forma de explicar seria: 30g do produto = 21g de proteína + 5,1g de carboidratos + 2,1g de gorduras = 2 dosadores.
O fato de precisar de mais de 1 dosador para cada uso pode ter alguns impactos na sua rotina de uso…
Algumas pessoas podem ter dificuldades por conta do volume que vai ser necessário consumir. Porque vc irá precisar diluir em mais de 200ml a cada uso para que não fique tão espesso, o que pode ser um incômodo para algumas pessoas… até porque geralmente os dosadores são grandes e caso vc ainda escolha adicionar mais algum ingrediente (frutas, pasta de amendoim..) além de líquido (água/leite) o volume vai aumentar ainda mais. Tudo isso pode dificultar o uso e dar a sensação de estômago muito cheio em alguns casos.
Isso também vai ter impacto em quanto tempo o seu pote vai durar..
Vou te dar um exemplo para ficar mais fácil: imagine que eu prescrevi para vc usar 21g de whey no lanche da tarde. Se vc comprar um pote de 900g de uma marca que orienta usar 2 dosadores para atingir as 21g (igual a da imagem), então o seu pote duraria 30 dias. Mas se o produto fornecer 21g em 1 dosador, então duraria 60 dias. Para algumas pessoas isso pode fazer muita diferença! A maioria das marcas costuma oferecer as 2 possibilidades, inclusive. Apenas, pense um pouco no que faz mais sentido para o seu caso, ok?
O outro ponto para prestar atenção é a quantidade de carboidratos por dose. Nesse exemplo 5,1g, o que é um valor baixo. Digo isso, porque pessoas que precisam de um controle mais rigoroso do açúcar no sangue, podem ter a orientação de consumir um limite de açúcar a cada refeição. Por exemplo, em refeições maiores (almoço e jantar: 35g de carboidrato e 15g nos lanches).
Existem marcas que oferecem quantidades maiores e menores de carboidratos, que são úteis para propósitos específicos. Alguém que treina bastante e precisa consumir mais calorias, poderia usar uma marca que fornece mais carboidratos na dose para conseguir atingir as suas calorias diárias, o que já não seria legal para quem quer emagrecer ou precisa de controle rigoroso do açúcar.
A minha intenção aqui é te mostrar que classificar uma marca como boa ou ruim PARA VOCÊ vai depender de quem vc é, das suas necessidades e do seu objetivo.
Sendo assim, da próxima vez que for escolher, espero que o preço não seja o único fator a ser levado em consideração e que vc se sinta mais à vontade em fazer a sua escolha.
Espero ter te ajudado. Até o próximo post!