Tipos de whey protein: tudo o que vc precisa saber

Entenda tudo sobre cada tipo de whey protein pra vc poder escolher sem susto e investir na sua massa muscular pra ontem!!!

O whey protein é uma proteína extraída do soro do leite, um líquido que se forma durante a produção do queijo. É considerada uma proteína de alta qualidade que é rapidamente absorvida pelo nosso corpo fazendo com que os aminoácidos (os tijolos que formam o músculo) cheguem bem rapidinho no sangue e exerçam a sua ação na máxima potência.

Ah, e como se isso fosse pouco ainda tem TODOS os aminoácidos essenciais que a massa muscular precisa pra se desenvolver (se vc se perdeu nesse ponto, aqui tem um post explicando sobre eles: aminoácidos essenciais como tomar).

Agora, vou literalmente te apresentar cada um deles…🤝

Bora começar pelo whey concentrado… o mais básico, acessível e casual de todos. Ele é aquele que se dá bem com muita gente e é super popular!

Tem entre 20 a 85% de proteína na sua composição, o resto fica por conta de gordura e carboidrato.  

É o tipo com maior quantidade de lactose também. Então, se vc toma leite e come queijo numa boa, vc vai se dar bem. Mas se esse já não é o seu caso… os outros tipos vão te agradar mais.

E como não dá pra ter só qualidade… ele vai  te exigir usar uma dose maior do produto, já que a concentração é variável. O outro ponto é que a digestão é mais lenta, quando a gente compara com os outros tipos. Resumindo… uma boa pedida pra quem quer economizar sem abrir mão do benefício.

E agora deixa eu te apresentar o whey isolado… o rei da pureza e está sempre em busca de alto desempenho e precisão. 

Ele tem, pelo menos, 90% de proteína na composição.  O restinho que sobra, quando tem, é de gorduras e carboidratos… e se tiver lactose, em geral é algo em torno de 1%.

A sua pureza vem do processo de filtragem que é mais complexo e minuncioso. 

Se vc pode investir um pouco mais e busca um suplemento de digestão e absorção mais fáceis e passando por cima de eventuais problemas de sensibilidade ou intolerância a lactose… então ele pode ser seu parceiro de treino fiel!

E vamos ao Whey hidrolizado, o mais tecnológico e sofisticado de todos… porque já entrega a proteína pré-digerida pra vc, com moléculas bem menores e mais fáceis de digerir o que garante uma velocidade de digestão e absorção muito altas e com um alto nível de eficiência, o que pode se refletir em uma recuperação muscular mais rápida.

pessoas que não consigam tolerar bem os outros 2 tipos por dificuldade na digestão. E é claro que isso se reflete no preço, o que torna ele o mais caro do mercado.

Mas com o tempo, surgiu um novo tipo de whey protein também com boa absorção e tolerância (melhor do que o concentrado). Estou falando do whey 3W ou blend de whey que é formado de uma mistura dos outros 3 tipos em diferentes concentrações. Portanto, o mais eclético de todos.

O valor tende a ser mais acessível do que o do isolado ou hidrolisado, o que faz dele uma opção possível para pessoas que não toleram bem a forma concentrada… antes de partir para opções de valores mais salgados.

E por que se fala tanto em suplementação nutricional com whey protein hoje em dia?

Porque a lista de benefícios do whey é bem extensa…

  • Partindo do básico: manutenção e ganho de massa muscular
  • Aceleração de recuperação no pós treino
  • Melhora da performance
  • Auxiliar em estratégias de emagrecimento, especialmente para redução de gordura corporal sem perda muscular associada (que é tudo o que a gente quer!!!). Tem mais sobre isso nesse post aqui: whey protein: como tomar pra emagrecer
  • Melhora do sistema imunológico, já que o nosso músculo também ajuda nisso
  • Ajuda quem quem vive no corre a atingir as suas necessidades de proteínas do dia

Tá tudo maravilhoso, mas não esquece isso aqui: 👇

A idade mínima de consumo costuma ser por volta dos 4 anos e a máxima, não tem!!! 

O uso em gestantes pode ser feito como complementação das necessidades proteicas diárias. Embora isso ainda não seja um consenso entre os profissionais por conta dos estudos serem muito diferentes entre si e não deixarem claro sobre o tipo de whey, o que dificulta avaliar as conclusões.

Esse suplemento é ótimo, mas quem tem alergia a proteína do leite de vaca (APLV) não pode usar de jeito nenhum, ok?

Outra questão legal de deixar claro pra vc é que absorção mais rápida não é exatamente igual a melhores resultados, porque isso depende de uma soma de fatores (alimentação, qualidade do treino, descanso e por aí vai). Então, não tire conclusões precipitadas…

Se vc tá com muita vontade de usar, te recomendo este post onde eu te mostro como comprar e usar (lwhey protein: como escolher na loja de suplementos).

Com todas essas informações já dá pra vc encontrar um whey pra chamar de seu… até o próximo post!👋

Picture of Thais Silva Vieira

Thais Silva Vieira

Médica especialista em Terapia nutricional enteral (pela via oral e por sondas) e parenteral (pela veia) - Sociedade Brasileira de Nutrição Enteral e Parenteral Criadora de conteúdo digital.