HMB – o que é e como usar?

O hidroximetilbutirato (HMB) é um ótimo ajudante da formação de mais massa muscular. Imagina que esse processo é como a construção de uma casa. Para levantar uma vc vai precisar de tijolos, certo? Mas como em toda obra, tijolos se quebram… (fazer o que né?). E a obra demora mais tempo para ficar pronta… e vc, cada vez mais impaciente…

O HMB é o ajudante que entra para diminuir a quebra de tijolos durante a obra (diminuir a quebra de proteínas no processo de formação de massa muscular), assim vc usa mais tijolos (proteínas) e sua obra fica pronta mais rápido (ganho de massa muscular). 

No final das contas o ganho de massa muscular acontece quando a formação de mais músculo é maior do que a quebra das proteínas que ajudam a formar esse músculo. E é exatamente aí que o HMB age, ajudando a melhorar as condições para formação de mais músculo e contendo a quebra das proteínas.  Top né?

E qual a vantagem de usar o HMB?

Além das que eu já te expliquei? Rs Esse suplemento pode ajudar a diminuir a duração daquela dor depois do treino que incomoda tanta gente e muitas vezes até serve de motivo pra não continuar a se exercitar pra muita gente.

Então se a gente somar ajuda com o processo de formação da massa muscular + redução da quebra das proteínas do músculo + menos dor depois do exercício isso vai ser igual mais massa muscular e mais força muscular. Tá bom p/ vc?

Quais os tipos de HMB?

Vc pode encontrar 2 formas de HMB no mercado: uma que vai estar associada a um sal de cálcio (HMB-Ca) e outra na forma de ácido livre (HMB – FA). O primeiro é de longe o mais usado nas pesquisas e também o mais comum no mercado.

Eles já foram comparados entre si e não teve diferença de resultados entre eles e nem em relação às várias formas de apresentação disponíveis no mercado.

Tha, mas eu li/ouvi/assisti um vídeo que dizia que o HMB na forma de ácido livre é mais fácil de ser absorvido pelo corpo… E isso é verdade! Por conta disso ele se eleva mais rapidamente no sangue. Verdade também! Mas… isso não foi traduzido em melhores resultados práticos NO MUNDO REAL. 

Relaxa que a ciência é assim mesmo… Nem tudo que parece ser, é de fato, na prática. E como vivemos no mundo real, é isso que importa no final das contas, certo? O que significa que não é algo que vai valer a pena vc gastar energia pensando na hora de comprar (pelo menos, por enquanto… até que algum novo estudo mostre o oposto…rs). 

Qual a dose de HMB que deve ser usada?

Temos 3 doses já estudadas até o momento: 1,5g, 3g e 6g. Disparada a segunda opção (3g) é a mais usada nas pesquisas e exatamente por isso também é a mais fácil de achar no mercado.

Quais as formas de HMB que existem para tomar?

Vc pode encontrar o HMB na forma de pó solúvel, geralmente vendido na forma de sachê. Mas também é possível encontrar na forma de cápsulas, gel ou tabletes. Ah, só um detalhe sobre os tabletes. Existem pessoas com dificuldade pra engolir comprimidos maiores… se vc é assim, essa não seria a melhor opção pra vc, porque geralmente são grandes. 

Eu mesma sou desse time e não consigo consumir nada nessa forma por conta disso. Isso também pode acontecer com as cápsulas grandes, viu? Então, preste atenção na hora de comprar para não se frustrar e perder o seu investimento.

Todas essas apresentações funcionam muito bem, só precisam ser bem escolhidas, ok?

Qual o melhor horário para usar o HMB?

Não existe uma regra geral e  também não está escrito na pedra.

A gente pode prescrever pra usar de várias formas:

  • 1x ao dia, geralmente quando se prescreve na forma de sachê. Simplesmente porque eles já contém a dose diária.
  • Outra possibilidade é o uso fracionado. Em geral de 1g por cápsula/sachê/tablete… que geralmente é orientado pra uso 3x/dia.

Tudo vai depender da sua programação e da estratégia que estiver sendo montada PARA VOCÊ.

HMB é melhor antes ou depois do treino?

Depende muito do objetivo e se existem outros suplementos sendo usados em conjunto. Tem vários estudos que usaram 1x ao dia antes do treino e também tem outros que fizeram uso fracionado, mas todo mundo saiu ganhando no final. 

O HMB é seguro?

Pode ficar sossegado (a)! Já teve pesquisa de tudo quanto é jeito e não encontraram nada de ruim, nem usando por curto período e nem no longo prazo. E isso inclui potenciais efeitos colaterais também. 

Então, fique em paz e use numa boa que seus músculos vão dar muitos likes!!! E seja muito bem vindo (a) ao maravilhoso mundo do HMB!

Espero ter te ajudado e até o próximo post.👋

Post inspirado em: ISSN exercise & sports nutrition review update: research & recommendations. Journal of the International Society of Sports Nutrition, 2018 (Atualização da revisão de exercícios e nutrição esportiva do ISSN: pesquisa e recomendações. Jornal  Internacional  da Sociedade de nutrição esportiva).

Picture of Thais Silva Vieira

Thais Silva Vieira

Médica especialista em Terapia nutricional enteral (pela via oral e por sondas) e parenteral (pela veia) - Sociedade Brasileira de Nutrição Enteral e Parenteral Criadora de conteúdo digital.