
Se vc vai passar por alguma cirurgia ou conhece alguém que irá, aqui vc vai entender como se preparar em 10 passos. Com todos os cuidados que vc deve ter antes de uma cirurgia para que se recuperar mais rápido, ter menos complicações e de quebra melhores resultados com o tratamento e passar por essa fase com mais tranquilidade.
Vc pode ter chegado até aqui por 2 caminhos básicos: decidiu/precisa passar por algum procedimento estético ou recebeu algum diagnóstico que precisa de tratamento cirúrgico. Esse artigo vai te ajudar com uma passo a passo sobre como se preparar pra esse momento.
Mas antes disso queria te explicar que esse momento a gente chama de pré-operatório. Ele diz respeito a tudo o que acontece antes de uma cirurgia. É nele que o (a) cirurgião (ã) vai conhecer mais sobre vc e planejar como vai ser o seu procedimento. Tipo qual técnica, materiais e quantos médicos que a sua cirurgia vai precisar (sim, porque tem cirurgia que é tão complexa que precisa de muita gente pra ajudar).
Passo 1: Tire todas as suas dúvidas!
Aqui é a hora de perguntar bastante: nome da cirurgia? Como vai ser feita? Quais complicações? Quais os riscos? Como vai ser depois da cirurgia? Tudo pra que vc comece a se organizar e planejar a sua rotina.
Geralmente, é nesse momento que o pedido de autorização pra cirurgia é feito e encaminhado pro plano de saúde. Vc pode conferir o andamento no app do seu plano.
Passo 2: Exames pré – operatórios
Especialmente a partir dos 40 anos, alguns exames de sangue gerais pra saber como está a sua saúde geral são necessários (pra gente checar se vc tem alguma anemia, se rins e fígado funcionam bem, se a sua coagulação é normal). Além de um eletrocardiograma (pra checar se vc tem alguma alteração do ritmo do coração) e um Rx do tórax (pra ver como estão os seus pulmões).
Essa lista pode ser menor ou maior a depender de como anda a sua saúde, da localização da cirurgia e grau de dificuldade do procedimento.
Depois que tudo estiver pronto, mostre pra quem fez a solicitação e leve junto com o seu risco cirúrgico no dia da cirurgia. Isso vai ser importante em 2 pontos: o anestesista precisa e o médico da UTI (se vc precisar ficar lá) precisam ter acesso a essas informações pra que possam cuidar bem de vc.
Passo 3: Avaliação de outros especialistas
Algumas pessoas (idosos, quem tem muitos problemas de saúde, cirurgias mais complexas) vão precisar de avaliações mais específicas. A mais comum é a avaliação com a Cardiologia, que é a especialidade que liberar o risco cirúrgico (um relatório que tem informações técnicas e específicas sobre o seu estado de saúde atual, qual o risco de complicações da sua cirurgia e recomendações em relação a uso de medicações e se vc vai precisar ou não ir pra UTI depois do procedimento).
Se vc tiver problemas que não estejam compensados (pressão alta, diabetes, alteração renal, do fígado, da coagulação…) é bom passar com um especialista na área pra fazer todos os ajustes e vc já estar melhor até a data da cirurgia. Um outro ponto importante é revisar a sua lista de medicações porque algumas precisam ser suspensas antes do procedimento (ex: canetas emagrecedoras, aas, remédios para diabetes, anticoagulantes… ).
Passo 4: Elimine ou, pelo menos, reduza os vícios antes da cirurgia
Estou falando sobre fumar e beber. O ideal é parar de fumar 4 semanas antes, mas isso pode ser bem mais complicado do que uma simples vontade. Nesses casos, uma visita a um pneumologista vai ajudar muito.
A gente insiste nessa tecla porque manter esses hábitos aumenta as chances de vc ter problemas depois da cirurgia (infarto, derrame cerebral, piora da sua oxigenação…). E não conseguir sozinho (a) não é nenhuma vergonha porque estamos falando de dependência química (algo que está além do seu controle).
Passo 5: Avaliação nutricional
Neste passo é realizada uma avaliação da massa muscular e funcionalidade atuais e em seguida a avaliação nutricional, que leva em consideração possíveis déficits, anemias e intolerâncias, bem como ajustes específicos pra cada cirurgia, além de terapias nutricionais específicas que podem envolver o uso de suplementação. tudo isso com o bjetivo geral de melhorar as condições atuais de imunidade (sistema de defesa), cicatrização e preservação da massa muscular pra que o efeito do exercício seja maior ainda.
Passo 6: Se exercite!
A prática de exercícios é muito bem vinda (desde que não haja alguma restrição muito específica) pra ajudar a melhorar o funcionamento do seu coração e pulmões, além de estimular a sua massa muscular. Várias pesquisas já mostraram que uma média de 2x/semana durante 4 semanas já consegue melhorar os resultados pra quem vai passar por cirurgia. E aqui vale tanto com personal trainer, fisioterapeuta ou sozinho (a)!
O ideal é que inclua exercícios aeróbicos (corrida, bike, lutas, dança..), contra alguma resistência (com pesos, elásticos ou aparelhos) e pra treino de equilíbrio também!
Passo 07: Cuide da sua mente!
O preparo das cirurgias pode ser fonte de ansiedades, medos e muito estresse, o que é extremamente compreensível. Então, olha o que vc pode fazer a depender das suas possibilidades:
- Buscar ajuda de psicólogo e fazer uma terapia mais curta pra ajudar nessa fase.
- Conversar com o (a) seu (sua) cirurgião (ã), algumas vezes são preocupações em relação aos planos de saúde, dúvidas ainda sobre o procedimento e medo do que virá depois;
- Meditação, exercícios de respiração, ioga: na internet tem vários.. te recomendo o canal do You Tube Yoga Mudra que tem uma playlist gigantesca e é gratuito! 👇
https://www.youtube.com/results?search_query=yoga+mudra
Passo 8: Cuidado com a sobrecarga de informações
Querer saber mais sobre o seu tratamento é algo que pode te ajudar muito desde que as informações sejam de fontes confiáveis. Sendo assim, conversa com o (a) seu (sua) médico (a) pra pedir referências de onde vc pode saber mais sobre o que vc tem. Existem muitos canais e profissionais que fazem um ótimo trabalho divulgando informações úteis na internet.
Passo 9: Organização da sua agenda
Independente da previsão de tempo que vc deve ficar afastado (a) por conta da sua cirurgia é legal já deixar organizados:
- seus pagamentos e contas;
- agenda de compromissos (pessoais e profissionais);
- dispositivos que precise usar depois do procedimento (cintas, coletes, meias de compressão, malhas…).
Pra que vc fique com a mente tranquila e possa se concentrar no seu tratamento.
Passo 10: Tempo de jejum
Aqui temos 2 possibilidades:
A mais tradicional é a recomendação de tempo de jejum mais longo antes das cirurgias, geralmente o que se usa como referência é entre 8 e 12h. Geralmente a orientação é não comer e nem beber mais nada a partir da meia noite.
A outra possibilidade é a abordagem de jejum abreviado (é mais moderna e também é segura) que já é praticada em alguns hospitais privados e públicos. Nele vc recebe uma bebida com carboidrato (tipo um suco) 6h e 2h antes das cirurgia. Isso tem ajudado a diminuir várias complicações.
Dica bônus: E se vc adoecer antes da cirurgia?
Fale imediatamente com o seu cirurgião, por que o procedimento precisa ser adiado! Aqui valem situações como: gripe, resfriado, diarréia e febre.
Se alguma infecção acontecer nesse período, ela deve ser tratada por completo antes da cirurgia
Nesse QR code vc pode baixar com uma lista-resumo do que vc tem que fazer pra não deixar nada passar! 😉
Espero ter consigo te ajudar e até o próximo post! 👋